Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Festa de Nossa Senhora de Fátima em Edson Passos


O mês de maio é honrado pela Igreja católica como o mês mariano ou mês de Maria. Começa-se com as comemorações e novenas de Nossa Senhora de Fátima, geralmente começa no dia 04 até no dia 12 de maio, e no dia 13 é o grande dia dela.
Nesse mês também se comemora o dia de Nossa Senhora Auxiliadora (24/05), Nossa Senhora de Caravaggio (25/05) e o dia das mães (13/05).

No município de Mesquita (Reg.X) existem duas igrejas dedicadas à Nossa Senhora de Fátima, em Banco de Areia e em Edson Passos. E no meu bairro Edson Passos, tradicionalmente acontece no dia da padroeira, o "Alto de Nossa Senhora", com temas atuais.
As comemorações começaram no dia 04 de maio, e esse ano, com o tema: "Preparando Ano da Fé"; e o lema: "Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé" (Tg 2,18).

No dia 04 (sexta-feira) o Pe.Rodrigo Mota celebrou a primeira missa do novenário, com o tema: "O meu justo viverá pela fé" (Tg 10,38).
No dia 05 (sábado) o Pe.José Antonio Cunha celebrou no segundo dia da novena, com tema: "A fé é uma posse antecipada do que se espera" (Hb 11,1).
No dia 06 (domingo), na missa da noite, o Pároco da paróquia, Pe.Maciel celebrou no terceiro dia, com o tema: "A fé foi levada em conta de justiça" (Rm 4,9).
No dia 07 (segunda-feira) o Pe.Vanildo abrilhantou o quarto dia da novena, o tema era: "Os apóstolos pedirão ao Senhor: Aumenta nossa fé" (Lc 17,5).
No dia 08 (terça-feira) foi a vez do nosso amado Frei Milton, celebrando o tema: "E vendo a fé dele, disse: Homem, teus pecados estão perdoados" (Lc 5,20).
No dia 09 (quarta-feira), no sexto dia o vigário geral, Pe.Davenir celebrou o tema: "Juntos com uma só alma, pela fé no evangelho" (Fl 1,27).
No dia 10 (quinta-feira) o Pe.Dimas celebrou o tema: "A tua fé te salvou" (Mc 5,35).
No dia 11 (sexta-feira) o Pe.André Silvino celebrou no oitavo dia, com o tema: "Tudo é possível para aquele que tem fé" (Mc 9,23).
E no dia 12 (sábado), o último dia da novena, a missa foi celebrada pelo Pe.José Dilson, com o tema: "Feliz aquela que teve fé, porque se cumpriu a promessa do Senhor" (Lc 1,45). Depois da missa do dia 12, teve a apresentação da banda católica Unção Divina, que animou a festa.

E hoje, no dia das mães e no dia de Nossa Senhora de Fátima, ás 07 hs o bairro será acordado com a alvorada de fogos e as 07:30 terá a missa dos enfermos, celebrada pelo bispo D.Luciano Bergamin. Logo depois a missa, ás 10 hs terá missa especial do dia da mães e a primeira eucarístia. Já ás 18 hs terá a missa solene da padroeira Nossa Senhora de Fátima e procissão luminosa, e logo após, será realizado o "Alto de Nossa Senhora" (quadro vivo), com crianças e jovens encenando cenas atuais e finalizando com a aparição da mãe de Jesus em Fátima. E ás 22 hs encerrando as comemorações com a grande queima de fogos.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Cantora Miley Cyrus Adota um Cãozinho de Rua

 A cantora pop, Miley Cyrus encontrou um cãozinho dentro de uma caixa em frente de um supermercado Walmart na quarta-feira passada (03/05), e o resgatou das ruas, o adotando. Criticou as pessoas que fazem crueldades desse tipo com os animais.
Indignada, a cantora disse: "Ele foi abandonado em uma caixa em frente do Walmart. Não entendo como as pessoas podem ser tão cruéis. É por isso que o batizamos de Happy".



O cãozinho Happy, vai se juntar aos outros bichos adotados pela cantora, Lila, Floyd e Ziggy.


sábado, 5 de maio de 2012

Políticas públicas de direitos animais




  A evolução das políticas públicas voltadas aos Direitos dos Animais tem um caminhar lento em seus primeiros andares, mas firme e consistente na sua direção.
Não faz muito que no Brasil os meninos andavam com estilingues no pescoço, gaiolas e alçapões nas mãos, vindos de suas casas. Horas depois, na volta, exibiam como troféu dezenas de passarinhos mortos e tantos outros presos. Também não é de muito tempo que, durante a semana que antecede a Páscoa, no Estado de Santa Catarina, a maior parte das pessoas daquela e de outras partes do Brasil, consideravam “cultural” e “aceitável” a tortura e a morte de animais na conhecida “Farra do Boi”.
Hoje, essas e tantas outras práticas de crueldade contra os animais não são aceitáveis. Ao contrário, são vistas como atitudes primitivas e moralmente condenáveis, além de criminalizadas pela legislação ambiental vigente.
A produção de leis nesta esfera tem representado um importante sinal destes avanços e representam a materialização de um processo. Desta forma, as Casas Legislativas funcionam como caixa de ressonância dos movimentos sociais.
Assim, as ações do ativismo de defesa dos Direitos dos Animais, de forma organizada ou de maneira individual e independente, têm crescido e provocado mudanças de paradigmas na sociedade e influenciado no campo da formulação de leis.  Quando um projeto de lei é produzido e aprovado, é, via de regra, consequência de o objeto da matéria já estar contido na agenda social depois de ter sido amplamente debatido.
A partir do momento em que a sociedade discute e os movimentos sociais organizados produzem suas ações provocativas de reflexões sobre determinado tema, passa a ser praticamente natural sua incorporação nos textos legais.
Claro que, muitas vezes, esse padrão não se verifica. Não é porque a sociedade debateu e buscou uma legislação que contemple seus anseios, que a maioria dos membros de um legislativo se sensibiliza. Neste caso, quando a sensibilidade por uma causa não encontra eco entre a maioria dos parlamentares, cabe a justa, democrática e organizada pressão social, que pode tornar-se o agente que transforma um projeto de lei fadado ao arquivo morto, em lei.

O movimento social e o parlamento são entes que, se atuarem de forma imbricada e bem articulada, podem trazer significativos avanços para a sociedade, em especial, no campo da defesa dos direitos dos animais.
(http://www.anda.jor.br/17/08/2010/politicas-publicas-de-direitos-animais)
Gabriel Bitencourt


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Adeus aos Padres, Reinaldo e Rufus





   Morre acidentalmente o Pe.Reinaldo Molnar, da Igreja Nossa Senhora das Graças do Parque Flora, da diocese de Nova Iguaçu.
Pe.Reinaldo nasceu no dia 03 de outubro de 1961 no Estado de São Paulo, foi ordenado no dia 14 de fevereiro de 2004.
Foi velado na Igreja em que professava seu ministério. O bispo D.Luciano Bergamin celebrou a missa de corpo presente na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Seu corpo foi transportado para São Paulo, onde foi sepultado.
A Diocese de Nova Iguaçu agradece o seu trabalho, seu carinho, sua luta e seu amor!
E que seja muito bem vindo na casa do Pai!







   Pe.Rufus Pereira faleceu na madrugada de quarta-feira (02/05/2012),  de parada cardíaca enquanto dormia. O padre estava em Londres, Inglaterra.
Pe.Rufus era conhecido no mundo inteiro por causa do seu ministério de exorcismo. Foi vice-presidente da Associação Internacional dos Exorcistas e iniciou a Associação Internacional para o ministério de libertação. Também foi diretor do Instituto Bíblico Carismático Católico e em Roma, foi responsável mundial pelo ministério de cura e libertação.
Padre, seja bem vindo na casa do Pai.




O Pe.Reinaldo Molnar e o Pe.Rufus Pereira não nos deixaram, mas partiram para uma nova vida, mas com certeza estão no céu olhando e intercedendo por nós!