Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

João Renato,Mesquitense da Fé




 Natural da Tijuca e morador de Mesquita desde o nascimento, o Agente de Saúde Pública, João Renato Coelho, 45 anos, ocupa seu tempo de folga se dedicando à música.


 Compositor desde os 17 anos, ele sempre gostou de escrever e para aprimorar seu dom de compositor, resolveu aprender a tocar violão. Assim teria mais facilidade para compor fazendo ele mesmo suas melodias. “Senti a necessidade de aprender a tocar algum instrumento para melhor compor minhas músicas. Como sempre gostei de violão, escolhi esse instrumento e logo aprendi a tocar”, disse João Renato.

 Com o repertório de música popular brasileira, João se apresentava em barzinhos na década de 80. Aos 19 anos, João foi convidado para tocar no grupo jovem da Igreja São Marcos da comunidade da Matriz Nossa Senhora das Graças, em Mesquita. Desde então, o cantor e compositor participa de Festivais de músicas evangélicas em vários Estados. “Fico muito feliz em poder levar o nome do meu município para outros lugares. Sempre sou apresentado como o cantor João Renato de Mesquita. E isso me enche de orgulho. Participei do Festival de Aparecida do Norte em 2002 com a música “Aparecida Esperança de um Povo”. Essa canção ficou em 8º lugar e até hoje a música toca no canal Rede Vida de São Paulo. Foram mais de 200 pessoas inscritas para o Festival e saber que minha música ainda é tocada em outro Estado é muito gratificante pra mim”, contou empolgado.
Outra composição querida de João Renato é “Antigas Terras de Tupi” que conta a história da devastação da natureza e venceu o Festival do Galpão da Cidadania em 2006 em Mesquita. João Renato também tem participações no Cd da Banda Anunciasom, “É bom louvar a Deus” grupo em que fez parte de 1997 a 2002. Segundo João Renato, o álbum evangélico tinha uma variedade de louvores. “Sem perder o sentido de levar a palavra do Senhor aos fies, tocávamos ritmos diferentes como axé, forró e até samba”, explicou. Ele também gravou o Cd “Maria e o Povo de Deus, uma História de Fé e Devoção” produzido em comemoração do Jubileu de Ouro da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Nilópolis.

 Casado e pai de três filhos, ele tem o apoio da família que sempre que pode está presente em suas apresentações. Com mais de 100 composições evangélicas e música popular brasileira, MPB, João Renato foi convidado a gravar 11 músicas de sua autoria para o Cd “Mesquita Canta para o Sexto” que teve uma tiragem de 1000 Cds em homenagem ao 6º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado em Mesquita em 2007. “Foi muito importante esse encontro. Serviu para resgatar a imagem das igrejas. Mesquita teve a chance de mostrar para outros municípios o nosso trabalho. Esse encontro ficará para sempre marcado em minha vida”, afirmou João Renato. Durante o 6º Encontro Nacional de Fé e Política, o compositor teve a oportunidade de cantar 8 músicas, entre elas, “Nova América” que tem um carinho especial. O talentoso cantor e compositor também está disputando a final para a escolha do Hino do município de Mesquita.

Por Bianca Vitoria


(http://www.mesquita.rj.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário