Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Inauguração do CRAS - Edson Passos





A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAS, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH, realizou no dia 21 de outubro, às 15h, a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social CRAS – Edson Passos, na Avenida Marechal Castelo Branco, 254, Loja A.


Com capacidade para atender em média 360 famílias, o CRAS – Edson Passos é a 6ª unidade de Referência de Assistência Social, em pleno funcionamento em Mesquita, onde são desenvolvidas as ações do Programa de Atendimento Integral à Família – PAIF, buscando coordenar a rede de serviços socioassistenciais e integrar o atendimento com outras políticas sociais, cujo acompanhamento é direcionado a todos os moradores da residência. As outras cinco unidades do CRAS de Mesquita, que atendem a cerca de 2.200 famílias mesquitenses, estão localizadas nos bairros de Banco de Areia, Chatuba, Jacutinga, Juscelino, e Rocha Sobrinho, todos sob responsabilidade e administração da SEMAS.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma casa de acolhimento para as famílias, que por diversos motivos não conseguem prover seu próprio sustento. Criado com o objetivo de proteger a população das situações de risco, que vão desde a sobrevivência até a necessidade de fortalecer as relações. O CRAS é um espaço para assistência, orientação e acompanhamento dessas famílias.
Serviços oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS: acompanhamento nutricional para as crianças de 0 a 06 anos, com fornecimento de leite para aquelas que estão abaixo do peso; reforço escolar, com atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos; reuniões socioeducativas, com temas ligados à realidade de vida das famílias inscritas no Programa, que ao final recebem cestas básicas; cursos profissionalizantes para os adultos, visando promover a geração de trabalho e renda; atividades para a Terceira Idade; orientação sobre emissão de documentos e requerimento de benefícios, como Bolsa Família e Benefício para Idosos e Deficientes - BPC; e encaminhamento para outros serviços públicos, como Saúde e Educação.

Inauguração do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Edson Passos



                                      Palavra do Diácono Rosemiro (Paróquia N.sra de Fátima)


                                           Palavra da Pastora da Igreja Metodista


                                             Momento de Reflexão e Música com J.Mauricio



                                      Palavra do Rodrigo Neves (Secretário do Estado do RJ)


                                                           Apresentação de Dança






                                              Apresentação de Hip Hop










quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Maria da Silva Miranda,Escritora Mirim



Maria da Silva Miranda Honz é uma jovem mesquitense de 12 anos, que pela 1ª vez teve publicado em um livro suas histórias.        

O livro História de Maria faz parte de um projeto que busca cultivar entre os alunos o hábito de inventar, de construir, fantasiar e transformar alunos e professores em autores. Maria que sempre sonhou em publicar suas histórias teve a chance de mostrar seus contos quando a professora Nanci Bernardes, antiga professora de Maria na escola D. Pedro incentivou os alunos a botarem no papel sua imaginação. A jovem logo apresentou a professora suas histórias.

Mesmo indo estudar na Escola Municipal Expedito Miguel, Maria não desistiu de seu sonho e encontrou na nova escola apoio para a realização de um sonho. Segundo a professora Nanci, Maria é uma menina talentosa. “Ela gosta daquilo que faz e com certeza será uma brilhante escritora”-contou. Maria sonhava em escrever um livro, mas não acreditava que conseguiria. “Quando conheci o Projeto Abrace um aluno Escritor, fiquei muito emocionada só de pensar em ser uma escritora. Fiquei feliz porque é a oportunidade de mostrar todas as minhas histórias. Sempre escrevi, mas ninguém nunca soube ou achava que o que escrevia era importante” - desabafou.


Orgulho de toda família, a avó e a mãe descrevem a pequena escritora em três palavras: Carinhosa, dedicada e inteligente. “Eu nem acreditei quando minha filha chegou em casa dizendo que iria escrever um livro” - disse Regina da Silva, mãe de Maria. Enquanto Mateus, irmão da talentosa jovem se dedica ao futebol, Maria continua escrevendo novas histórias. Inclusive já tem capas para os próximos livros. A criatividade de Maria surpreende a todos, suas histórias são ilustradas por desenhos feitos pela própria autora. No livro que trás dez historinhas, há uma especial: A cachorrinha Esmeralda. Maria revela que a história foi dedicada a sua cahorrinha de nome Esmeralda que um dia deu um susto na família sumindo um dia inteiro. “Procuramos por toda casa e acabei indo pro meu quarto triste, derrepente ela saiu de baixo da cama” -disse.


Ela conta que no dia do lançamento do livro História de Maria ficou muito ansiosa e treinou autógrafos em casa para assinar nos livros. Com a presença de seus professores, colegas de escola, da Secretaria de Educação Maria de Fátima, da Coordenadora da Gestão Participativa, Gisela Barros, Maria apresentou sua obra deixando sua família emocionada.


O sonho da jovem não para por aí, Maria deseja ser cantora e como gosta de escrever, pretende compor as próprias músicas. Em seu livro, Maria deixa uma mensagem para todas as crianças para que nunca deixem de expressar através da escrita sua imaginação e seus sentimentos.
Por jornalista Bianca Vitória

sábado, 15 de outubro de 2011

Macaé em Foco! Entrevista com Taffarel Vereador de Mesquita-RJ!

Mesquita Terá Escola Técnica Federal



 Mesquita ganhará, em 2012, uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, do Ministério da Educação – MEC.

 Com a conquista de um campus do IFRJ, o Município ganhará sua primeira escola técnica pública voltada para cursos de extensão, nível médio (técnico) e pós-graduação, o que garantirá à população local a oportunidade de se qualificar na área científica e tecnológica. O anúncio foi feito no dia 29 de agosto, no Auditório da Prefeitura, no 1º encontro sobre as necessidades da criação do Campus na Cidade. Participaram da reunião, o responsável pela instalação de todas as unidades técnicas no Estado e Reitor, Fernando Gusmão, e o Pró-Reitor de Extensão, Rafael Almada, ambos do IFRJ; o prefeito Artur Messias, seu vice Paulinho Paixão; secretários e servidores da Prefeitura.

 Segundo o Reitor, o objetivo é aumentar a estrutura física do Campus Avançado do IFRJ em Mesquita, para transformá-lo em um espaço de aprendizado cientifico com palestras sobre astronomia e projetos itinerantes como Ciência Itinerante, Museu vai à Escola, além do Planetário Inflável. “Por enquanto a ideia é começar com cursos de extensão e técnico em nível médio. Ao todo a meta é que sejam oferecidas no campus Mesquita mais de 1.000 vagas com um quadro de 60 professores e 40 funcionários administrativos”, afirma Fernando.

 Para o Pró-Reitor de Extensão da IFRJ, professor Rafael Almada, “a meta para a Cidade é disponibilizar um quadro de vagas amplo, voltado principalmente para cursos de formação técnica com ensino médio. Mesquita está inserida dentro do plano do Governo Federal, que pretende instalar até 2014, 16 unidades do IFRJ em todo Estado do Rio de Janeiro. Mas, será necessário realizar um estudo de arranjos produtivos do Município, para fixar as principais demandas da Região, e assim, disponibilizar cursos efetivos que atendam a carência da população”.

 “Mesquita vem avançando em passos largos com projetos e ações em diversas áreas. A chegada do campus da Escola Técnica trará outra realidade para a população jovem, que terá na Cidade mais uma grande oportunidade em informação profissional e tecnológica. Nosso objetivo é usar o local, onde funciona atualmente o Espaço de Ciência InterAtiva, do IFRJ, coordenado por Gabriela Ventura, no Centro, para abrigar também a Escola Técnica, mas se não for possível já temos outra área”, afirma Artur Messias.

 Criado em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. O IFRJ é um polo de conhecimentos, que promove atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias, atuando fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.


Sáb, 10 de Setembro de 2011
Fonte: Site da Prefeitura

Programa Ta Ligado Tv - Hip Hop

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INSTITUTO EU QUERO VIVER

Palestra sobre Direitos Humanos



A Prefeitura de Mesquita, em parceria com o Instituto Superação Brasil – ISBRA, realizará, no dia 19 de outubro, às 18h, uma palestra sobre os Direitos Humanos, na Câmara dos Vereadores, localizado Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 260, Centro de Mesquita.





A palestra Cidadania e Direitos do Brasil será ministrada pelo professor de Direito Constitucional dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUC-Rio, Adriano Pilatti. Os Direitos Humanos são os direitos fundamentais dos indivíduos. Normalmente o conceito de Direitos Humanos traz inserida a ideia, também, de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
O ISBRA é uma organização sem fins lucrativos, que promove valores fundamentais de Direitos Humanos e incentiva projetos voltados para o desenvolvimento do indivíduo e das instituições que promovam a inclusão social e o desenvolvimento humano na sociedade.
(http://www.mesquita.rj.gov.br/)

Missa de Nossa senhora de Aparecida e Festa do dia das crianças 12/10/2011