Mesquita ganhará, em 2012, uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, do Ministério da Educação – MEC.
Com a conquista de um campus do IFRJ, o Município ganhará sua primeira escola técnica pública voltada para cursos de extensão, nível médio (técnico) e pós-graduação, o que garantirá à população local a oportunidade de se qualificar na área científica e tecnológica. O anúncio foi feito no dia 29 de agosto, no Auditório da Prefeitura, no 1º encontro sobre as necessidades da criação do Campus na Cidade. Participaram da reunião, o responsável pela instalação de todas as unidades técnicas no Estado e Reitor, Fernando Gusmão, e o Pró-Reitor de Extensão, Rafael Almada, ambos do IFRJ; o prefeito Artur Messias, seu vice Paulinho Paixão; secretários e servidores da Prefeitura.
Segundo o Reitor, o objetivo é aumentar a estrutura física do Campus Avançado do IFRJ em Mesquita, para transformá-lo em um espaço de aprendizado cientifico com palestras sobre astronomia e projetos itinerantes como Ciência Itinerante, Museu vai à Escola, além do Planetário Inflável. “Por enquanto a ideia é começar com cursos de extensão e técnico em nível médio. Ao todo a meta é que sejam oferecidas no campus Mesquita mais de 1.000 vagas com um quadro de 60 professores e 40 funcionários administrativos”, afirma Fernando.
Para o Pró-Reitor de Extensão da IFRJ, professor Rafael Almada, “a meta para a Cidade é disponibilizar um quadro de vagas amplo, voltado principalmente para cursos de formação técnica com ensino médio. Mesquita está inserida dentro do plano do Governo Federal, que pretende instalar até 2014, 16 unidades do IFRJ em todo Estado do Rio de Janeiro. Mas, será necessário realizar um estudo de arranjos produtivos do Município, para fixar as principais demandas da Região, e assim, disponibilizar cursos efetivos que atendam a carência da população”.
“Mesquita vem avançando em passos largos com projetos e ações em diversas áreas. A chegada do campus da Escola Técnica trará outra realidade para a população jovem, que terá na Cidade mais uma grande oportunidade em informação profissional e tecnológica. Nosso objetivo é usar o local, onde funciona atualmente o Espaço de Ciência InterAtiva, do IFRJ, coordenado por Gabriela Ventura, no Centro, para abrigar também a Escola Técnica, mas se não for possível já temos outra área”, afirma Artur Messias.
Criado em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. O IFRJ é um polo de conhecimentos, que promove atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias, atuando fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.
Sáb, 10 de Setembro de 2011
Fonte: Site da Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário