Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santo Antônio Prega Para os Peixes

 Uma história que todo defensor dos animais deveria saber.





 Fernando Martins de Bulhões ou Santo Antônio, como é bastante reconhecido. Nasceu em 1191, em Lisboa. Filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira de Azevedo.
Ingressou para vida religiosa, seguindo o carisma agostiniano. Estudou Direito e artes liberais. Em 1220 tornou-se franciscano.


Antônio era um ótimo pregador da palavra de Deus, e em uma parte da sua vida, viveu um fato surpreendente e milagroso. E a história é um pouco assim:

 Certa vez, Antônio foi a cidade de Rimini (Itália), lá havia uma multidão de pagãos, como um bom evangelizador que ele era, começou a anunciar a palavra de Deus, querendo levar luz aos corações e salvar almas. pregou por vários dias. Mas a multidão não dava a miníma do que ele falava.

 Sendo assim, sem sucesso algum, pela providência de Deus foi para a beira do rio ao lado do mar. Estando entre o rio e o mar, começou a falar para os peixes: -“Ouvi a palavra de Deus, vós, peixes do mar e do rio, pois os infiéis hereges não querem ouvir”. Nada aconteceria se não fosse pela graça de Deus, mas como Antônio era instrumento, os peixes ouviram e um cardume bem grande de várias espécies começou a surgir. Todos mantinham a cabeça fora d'água, atentos ao santo. A ordem era a seguinte: na frente, perto da margem ficavam os peixes pequenos, depois a cima deles estavam os médios e atrás, aonde a água já era funda, ficava os maiores.



 Assim nessa ordem, Antônio solenemente começou a pregar:
“Meus irmãos peixes, vós tendes muito que agradecer ao vosso Criador, de acordo com a vossa possibilidade, porque vos deu um elemento tão nobre para vossa habitação, de modo que, como vos agrada, tendes águas doces e salgadas, e vos deu muitos refúgios para escapardes das tempestades. Deu-vos ainda um elemento claro e transparente e comida para vós poderdes viver. Deus nosso criador, cortês e benigno, quando vos criou, deu a ordem de crescer e de vos multiplicardes, e vos deu sua bênção. Pois quando houve o dilúvio geral e todos os outros animais morreram, Deus preservou só a vós sem dano. E ainda vos deu as barbatanas para irdes aonde quiserdes. A vós foi concedido, por ordem divina, guardar o profeta Jonas e no terceiro dia jogá-lo na terra, são e salvo. Vós oferecestes o dinheiro do censo para nosso Senhor Jesus Cristo, que ele, como pobre, não podia pagar. Vós fostes comida do eterno rei Jesus Cristo antes e depois da ressurreição, por um singular mistério. Por todas essas coisas tendes muito o dever de louvar e bendizer Deus, que vos deu tais e tantos benefícios, mais do que às outras criaturas”.

 Diante da pregação os peixes abriam a boca e abaixava a cabeça em posição de reverência. Vendo isso, Antônio se alegrou com o fato e disse em alta voz: “Bendito seja Deus eterno, pois os peixes da água honram-no como não o fazem os homens hereges, e ouvem melhor a sua palavra os animais irracionais que os homens infiéis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário